Como se tornar síndico(a)?
Você está pensando em se tornar síndico(a)? Ou vai ter eleição para síndico no seu condomínio?
No post de hoje vamos entender como funciona a eleição para um síndico e ver outras características que são fundamentais para uma gestão eficiente.
Como se tornar um(a) síndico(a)?
A administração de um condomínio está disposta legalmente pela Lei 10.406/2002 (Código Civil).
Sobre a eleição do síndico, o artigo 1.347 determina que o síndico de um condomínio seja eleito em assembleia, para administrar durante até dois anos, podendo ser reeleito. Ele pode ou não ser condômino e pode, ainda, ser pessoa jurídica.
Como funciona a eleição para síndico(a)?
A eleição para síndico(a) precisa ser feita em assembleia, sendo que os detalhes (convocação, prazo, dentre outras informações) precisam ser respeitados conforme estipula a Convenção do Condomínio.
De forma geral, como são as regras?
- A assembleia precisa ser convocada pelo síndico em exercício;
- Com uma antecedência de, pelo menos, 10 (dez) dias;
- Por meio de edital fixado em local de circulação comum aos condôminos ou por meio de notificação individual;
- Sendo que é necessário expor o motivo da convocação, no caso, a eleição do novo síndico.
O quórum mínimo também precisa ser cumprido, conforme estipula a Convenção. No caso da Convenção não trazer esta informação, será utilizado o critério da maioria de votos dos condôminos presentes que representem, pelo menos, metade das frações ideais.
Passo a passo para se tornar um(a) síndico(a)
Para além destas questões legais que precisam ser seguidas, conforme o Código Civil e a Convenção do Condomínio, há outras características que são bem-vindas para aquela pessoa que quer se tornar síndica.
Vamos conhecê-las?
Conhecimento da Legislação
Como já citamos, é interessante que o síndico conheça o Código Civil, especificamente os capítulos referentes à administração de condomínios, a Convenção do próprio condomínio, a Lei do Inquilinato e Legislação Trabalhista (CLT).
Conhecer o condomínio
Aqui, conhecer o condomínio, seus problemas, estrutura e outros detalhes, assim como os moradores e funcionários, irá ajudar na execução da responsabilidade de ser síndico.
Conhecimento na área financeira
Mesmo que o condomínio tenha uma administradora, é importante que o síndico tenha alguns conhecimentos básicos sobre gestão financeira.
Mas se você acha que não tem todas estas características, não se preocupe. Hoje a tecnologia pode auxiliar (e muito) os síndicos. E para continuar conhecendo as novidades para quem cuida, vive ou trabalha em condomínios, acompanhe sempre o nosso blog.