Como um cliente fiel pode promover sua administradora?


clientes promotores

Não importa o segmento da empresa, todas elas querem ter um tipo bem específico de cliente: aquele que defende uma marca e convence pessoas do seu círculo de contatos a contratar esses serviços. E agora existe um nome para esse consumidor dos sonhos: cliente promotor. Com novas tecnologias surgindo todos os dias, é bem comum […]

Não importa o segmento da empresa, todas elas querem ter um tipo bem específico de cliente: aquele que defende uma marca e convence pessoas do seu círculo de contatos a contratar esses serviços. E agora existe um nome para esse consumidor dos sonhos: cliente promotor.

Com novas tecnologias surgindo todos os dias, é bem comum só se preocupar com a modernização da sua administradora. Mas uma coisa você não pode esquecer jamais, que o bom e velho boca a boca ainda funciona. E muito!

Para você ter uma ideia mais clara do que estamos falando, em uma pesquisa realizada em 60 países pela Nielsen Company, 83% dos entrevistados disseram que confiam nas indicações de amigos e familiares. Além disso, a ExpertVoice publicou que 92% das pessoas acreditam mais nas recomendações e sugestões de outras pessoas (e olha só, até se for um estranho) do que nos conteúdos criados e gerados por uma marca.

Como você pode ver, investir em clientes promotores é uma sacada muito inteligente. São essas pessoas que, além de serem clientes fieis, ainda indicam e brigam pela sua empresa, ou seja, promovem a sua marca.

Existem muitos tipos de clientes promotores. Metade das empresas nem mesmo sabem quem são o seus “advogados da marca”, e das que sabem, 80% não utilizam isso em seu marketing de forma efetiva, segundo dados da JiBit. Se você faz parte desse percentual, então está na hora de mudar isso, não acha? Vem com a gente!

Como identificar os seus clientes promotores?

Existem alguns indicativos que te ajudam a comprovar que um cliente pode ser um promotor da sua empresa. Alguns são:

  • Clientes felizes: o mais óbvio. O cliente consome, gosta, volta e indica. Dê valor a esse perfil, ele é muito importante para o seu crescimento.
  • Clientes indicadores: aquele que consumiu uma vez, nem sempre volta, mas sua experiência foi tão boa que ele indica o seu negócio para outras pessoas.
  • Clientes que amam a sua marca pelo valores ou posicionamento ou conteúdo: esse é um pouco mais difícil, ainda mais para empresas pequenas. São clientes que nem sempre consomem da sua empresa, mas indicam por saberem que o seu serviço é o melhor.
  • Colaboradores: esse tipo de cliente promotor é o que trabalha na sua empresa e a conhece a fundo, por isso pode indicar com muita propriedade. Mas aqui são dois lados da mesma moeda, já que, caso esteja infeliz, esse tipo de cliente promotor pode fazer o trabalho reverso e acabar com a imagem da sua marca.

Como transformar seus clientes em promotores da sua marca?

Ótimo, agora que você já entendeu a importância de ter um cliente promovendo a sua empresa, está na hora de colocar isso em prática. Parece difícil, mas a gente tem certeza que com nossa ajuda, esse trabalho vai ficar mais fácil. Bora lá!

1. Conquiste seu cliente de primeira!

Talvez essa seja a dica mais importante. Nada melhor para ter um cliente promotor do que conquistá-lo logo na primeira oportunidade. É claro que você pode fazer isso depois, mas é aquilo que dizem: a primeira impressão é a que fica.

Uma administradora de condomínios precisa suprir todas as expectativas dos síndicos e moradores. Nutra essa confiança de uma forma que não deixe a desejar.

2. Entregue o máximo de valor possível

Seu cliente espera sempre algo da sua administradora. E é aí que já começa a fidelização. Mostre a que sua empresa veio, os diferenciais e por que esse condomínio acertou em escolher a sua marca. Entregue mais do que o síndico espera.

3. Procure sempre otimizar a experiência do cliente com um suporte impecável

Um bom relacionamento é a base de um negócio saudável. Esteja sempre presente em todas as etapas de venda e consumo. Otimize seu site, seus aplicativos, todos os processos que envolvam o seu cliente e oferte uma experiência inesquecível, seja on ou offline.

Mas, principalmente, não se esqueça do pós-venda. Um cliente é fidelizado quando algo dá errado e ele tem um suporte que informa, ajuda e resolve problemas com rapidez, segurança e confiança.

4. Ajude seus clientes a atingirem seus objetivos

Descubra logo no início qual é o objetivo final do seu cliente e trabalhe com ele para chegar lá. Vista a camisa do seu cliente, mostre que vocês podem trabalhar juntos por um mesmo propósito. Nada encanta mais o consumidor do que perceber que uma marca está ao seu lado em busca de uma meta.

5. O cliente precisa ser o foco do seu negócio

Crie uma cultura empresarial focada nos clientes. Não tem como obter clientes promotores se sua empresa não vê seus consumidores como prioridade.

Promova treinamentos com a sua equipe, além de deixar claro que o sucesso do cliente é uma das missões da empresa. Leve isso de uma forma tranquila e seus colaboradores entenderão que o cliente é a prioridade da sua marca.

São muitas formas de tornar o seu cliente um promotor e essas são só algumas delas. Entenda que essa fidelização é importante para o crescimento da sua administradora e promova esse entendimento a todos os colaborados e líderes. Depois compartilhe com todos como foi essa experiência!