Principais benefícios de um ERP para o condomínio


principais benefícios de um erp para condomínios

Entenda o que é um ERP e os principais benefícios de sua utilização para administradoras de condomínios.

Os ERPs para administradoras de condomínios são soluções tecnológicas que integram diversas funcionalidades, tais como prestação de contas, disparo de comunicados e atas de assembleias, emissão de 2ª via de boletos, integração com contas digitais, além de muitas outras.

Para entender mais sobre o que é ERP e suas principais benefícios para a gestão de um condomínio, no post de hoje vamos explicar mais sobre este tema.

O que é um ERP?

ERP significa “Enterprise Resource Planning”. Ou seja, é um sistema de gestão empresarial integrado que pode beneficiar múltiplos setores de uma empresa, inclusive de um condomínio.

Muitas vezes, a utilização do ERP, embora tenha maior inclinação aos setores administrativos e financeiros, pode beneficiar também outras áreas.

Principais vantagens de um ERP para o condomínio

Vamos conhecer as principais vantagens na adoção de um ERP pelo condomínio?

Otimização de tempo e dos processos

Como grande parte das rotinas são realizadas de maneira automática e/ou pelo sistema, isso gera uma otimização dos processos e do tempo para todos envolvidos, inclusive para o síndico ou para o gestor do condomínio.

Por exemplo, o agendamento de assembleias, a cobrança das taxas, a reserva de áreas comuns, dentre outras atividades, tudo isso pode ficar centralizado e integrado no sistema de gestão.

Isso gera muito mais produtividade e otimiza o trabalho de gestão para que tudo se torne mais eficiente.

Por exemplo, o agendamento de assembleias, a cobrança das taxas, a reserva de áreas comuns, dentre outras atividades, tudo isso pode ficar centralizado e integrado no sistema de gestão.

Isso gera muito mais produtividade e otimiza o trabalho de gestão para que tudo se torne mais eficiente.

Quando não há um sistema que possa integrar as pessoas, é comum a utilização de muitas plataformas para realização de determinadas atividades. Isso gera uma confusão de informações descentralizadas, ruídos na comunicação e muitas outras falhas.

Com o ERP, há uma centralização no fluxo de comunicação em uma única plataforma (ambiente), evitando ruídos, retrabalho, falhas e perda de tempo.

Segurança e armazenamento de dados

Hoje, os ERPs contam com o armazenamento de dados em nuvem, ou seja, são independentes de unidades físicas para armazenar e acessar as informações. acesso aos sistemas é feito diretamente pelo navegador, com atualizações instantâneas via internet.

Isso gera uma maior segurança e proteção de dados, favorecendo a restrição de acesso a dados sigilosos dos condomínios.

Desta forma, o avanço da tecnologia possibilitou que os condomínios consigam otimizar todas estas atividades. Utilizar um ERP é fundamental para uma integração dos dados, evitando excesso de retrabalho, erros, além de gerar mais rapidez na execução dos processos.

Resumindo, as principais vantagens de adotar um ERP no condomínio são:

  • Automatização e padronização dos processos;
  • Otimização do tempo;
  • Maior controle do fluxo de caixa;
  • Integração de todos os departamentos;
  • Emissão de boletos;
  • Fornecimento de relatórios completos e precisos;
  • Redução dos erros e retrabalho;
  • Mais economia;
  • Mais organização e segurança.

Gostou de saber as vantagens de um ERP para o condomínio? A Ahreas tem soluções tecnológicas perfeitas para você que administra condomínios e que podem te ajudar a ser mais rentável e produtiva. Clique aqui para conhecê-las.